Eu adoro viajar sozinho. Mas também adoro viajar com amigos.
Todo começa com alguém dizendo: “Precisamos viajar juntos um dia.” E, de repente, esse dia chega.
Quando o Peru virou o destino do grupo
Dessa vez o destino seria o Peru, um país conhecido pelas paisagens andinas, cidades históricas e destinos localizados em grandes altitudes.
Fiquei responsável por organizar praticamente todo o roteiro. Passei horas pesquisando destinos, assistindo vídeos no YouTube, procurando hospedagens, restaurantes, atrações e tours.
A cada lugar que encontrava eu enviava no grupo.
“Olha esse passeio.” “Essa trilha parece incrível.” “Dizem que a altitude pode causar mal-estar.” “Esse tour dura o dia inteiro.” “Vocês realmente querem fazer isso?”
A resposta era sempre a mesma. “Relaxa. Tudo o que você fizer, nós vamos fazer também.”

O que descobrimos quando chegamos ao destino
Mas quando finalmente chegamos ao destino, descobrimos que estávamos imaginando viagens completamente diferentes.
Enquanto eu e outro amigo queríamos aproveitar cada passeio, explorar a cidade, experimentar a culinária local e conhecer o máximo possível do país, outros integrantes do grupo tinham um ritmo diferente.
Alguns passeios já pagos acabaram sendo cancelados por parte do grupo. Alguns tours foram feitos com pouca animação. Enquanto uns queriam provar pratos típicos peruanos, outros sonhavam com um McDonald’s. Enquanto uns queriam caminhar pela cidade, observar a arquitetura e descobrir lugares novos, outros preferiam descansar no hotel.
A maior lição da viagem: ninguém estava errado
E sabe qual foi a maior lição dessa viagem?
Ninguém estava errado.
Nós simplesmente gostávamos de viajar de maneiras diferentes.
Foi aí que percebi uma coisa importante: muitas vezes os conflitos de uma viagem não acontecem porque existe alguém difícil no grupo. Eles acontecem porque as expectativas nunca foram alinhadas.
Porque existe uma diferença enorme entre gostar da companhia de alguém e gostar de viajar da mesma forma que essa pessoa.


As perguntas que faço antes de qualquer viagem em grupo
Hoje, antes de organizar qualquer viagem em grupo, eu gosto de fazer algumas perguntas que parecem simples, mas evitam muitos problemas depois.
Estilo de viagem e atividades
Que tipo de atividades você gostaria de fazer? Eu gosto de fazer trilhas, caminhadas e atividades ao ar livre. Você gosta também? Como você se sente em relação a atividades mais exigentes fisicamente?
Ritmo e energia durante a viagem
Você prefere descansar durante a viagem ou aproveitar o dia inteiro explorando? Você gosta de acordar cedo ou prefere começar o dia mais tarde? Você se sente confortável ficando algumas horas sozinho caso nossos planos sejam diferentes?
Gastronomia e orçamento
Você gosta de experimentar comidas locais ou prefere opções mais familiares? Qual é o seu estilo de orçamento durante uma viagem?
Viajar junto não significa fazer tudo junto
Pode parecer exagero. Mas essas conversas economizam muito mais do que dinheiro. Elas economizam frustrações.
Porque, na verdade, nem é necessário que todos estejam na mesma sintonia o tempo inteiro. O mais importante é que todos estejam confortáveis com as diferenças.
Já viajei com amigos que queriam voltar para o hotel cedo enquanto eu ainda tinha energia para sair, conhecer um bar ou ir a uma festa. Elas dormiam. Eu saía. Voltava às cinco da manhã. E estava tudo bem.
Ninguém ficava chateado. Ninguém sentia que precisava acompanhar o outro. Cada um aproveitava a viagem do seu jeito.
E talvez esse seja o segredo: viajar junto não significa fazer tudo junto. Significa respeitar que cada pessoa tem uma forma diferente de viver uma viagem.

O que realmente define uma grande viagem em grupo
Aprendi que grandes viagens não dependem apenas do destino. Elas dependem das pessoas. E, principalmente, das conversas que acontecem antes de comprar a passagem.
Porque fazer as perguntas certas com antecedência pode evitar muitos conflitos e transformar uma viagem comum em uma lembrança que você vai guardar para sempre.
Ou, pelo menos, evitar que você volte para casa prometendo para si mesmo que na próxima vez vai alinhar melhor as expectativas antes de montar todo o roteiro (risos).




0 comentários